#BRIDGES33

"Todo homem luta com mais bravura por seus interesses do que por seus direitos." Napoleão Bonaparte

domingo, 6 de agosto de 2023

AUTISTAS??? Quando realmente a busca por respostas vai fazer sentido?

Hoje a tarde, eu estava vendo um jogo do São Paulo quando passava uma mensagem do criança esperança pedindo doações, meu pai falava : "vai trabalhar, eu não vou sustentar vagabundos."
Na mesma hora aquilo me machucou não porque realmente eu estou sendo só dustentado por ele mas por ele trabalhar na prefeitura e ligado a causas de doações.
Pensei dentro de mim: quase falei " um dia um desses vagabundos será o único a lhe estender a mão. "
Voltei para o quarto e começavam a aparecer mensagens e postagens de coisas para autistas como BPC LOA e cordão de girassol e muitas outras coisas como um salário pra família de baixa renda custear os atendimentos dos filhos com autismo. 
Mas sinceramente eu me esbarro em muitas contradições e malandragens, eu penso tanta coisa.
Existe uma parcela de profissionais e consultórios que estão se beneficiando com tudo isso mas o mais cruel é que não chegamos a verdadeira verdade :
Como ajudar realmente essas pessoas?
Com isso vejo a capacidade de muitas crianças e famílias recebendo diagnósticos e benefícios mas o que realmente as terapias e profissionais podem fazer por essas pessoas não é de longe um bom avanço. 
É claro que ter um nome pra classificar uma gama de pessoas que passaram por décadas sem saber o que realmente as transtornavam poderia sim fazer sentido em algumas crises existenciais. 
Mas e a grande maioria de portadores que cresceram tendo de aprender a camuflar suas deficiências como numa selva pir sobrevivência?
Me parece muito burocrático acreditar que esses projetos diagnósticos e leis também se acheguem as essas pessoas. 
Eu estou passando por um momento muito difícil, dificuldades de conseguir emprego, nunca tive namorado ou namorada até pouco tempo ainda tinha dificuldade de amarrar cardaços e acredito não poder dirigir um carro por dificuldades com direita e esquerda. 
Me lembro de chegar na segunda e me voltarem ao pré, de passar quase todos os anos sem saber quase nada de matemática.
Me lembro das minhas fezes dentro da sala de aula escorrendo pelas pernas e uma pamonha de lanche.
Nada pode ser feito por mim ou por essas pessoas que já estão no agora, é incrivelmente legal pensar que as crianças que vão chegar agora e no futuro serão mais acolhidas nas suas crises existenciais. 
Deve ser muito burocrático um diagnostico de adulto autista e um salário para um autista comprovado ajudaria bastante viu.
Mas e aí? Acredito que deve ser uma longa jornada de testes e profissionais, deve ser muito caro.
Eu e os outros adultos temos contas e necessidades sendo ou não inclusos no espectro autista ou TDH ae outras classificações.
Na minha última entrevista de emprego foi horrível, eu tinha acordado muito cedo para ir no bairro São João para uma empresa de congelados.
No terminal perguntando pra muita gente, constrangedor, peguei o Esperança e fui para a entrevista. 
Fui o quarto era por hora de chegada, lá ao ver aquelas pessoas todas de branco e as caixas pesadas de congelados sendo carregadas por rapazes parecendo que estava no açougue me deu um desanimo tão grande, mesmo precisando tanto de um salário mínimo. 
Ao entrar lá dentro um cheiro enorme de gordura quase sufocava os entrevistados. 
Foi horrível minha entrevista com certeza não passei eu falei lá, não sei se eu já tava estressado por dormir pouco que eu estava ali porque eu precisava de renda e que não gostava de me envolver com pessoas, foi saindo naturalmente eu tava um pouco nervoso.
É cada coisa que agente tem que enfrentar pra ter um pouco de dignidade. 
Cada dia que passa as coisas tão ficando mais difíceis pra mim e eu não sei mais o que eu faço. 
Queria tanto que aparece uma porta nova, que um empresário me chamasse pra uma oportunidade inesperada. 
Eu encaro as pessoas as ruas por necessidade porque eu não gosto muito. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário