#BRIDGES33

"Todo homem luta com mais bravura por seus interesses do que por seus direitos." Napoleão Bonaparte

quinta-feira, 3 de junho de 2021

PRETÉRITO IMPERFEITO parte 2

 03:18am


Voltando a falar sobre essa troca de valores ou significado que é diferente pra todos me lembrei de uma fase interessante da minha vida.

Quando eu fazia faculdade de psicologia, eu me sentava na primeira carteira, lembro que eu brigava todos os dias com unhas e dentes para ter aquela carteira ali, a primeira, cada dia que eu chegava ali eu esperava uma experiência valorosa e digna da vontade que eu tinha da esperança de ter uma oportunidade melhor no mercado competitivo de trabalho.

A decepção foi grande mas o aprendizado realista e valoroso, me deparava com outros alunos que iam de qualquer jeito as aulas, atrasados depois de choops, professores que estavam desmotivados com a troca e por isso as aulas também eram um tanto faz.

Depois me decepcionei mais ainda quando vi que era o que você pagava para ter e não o que você conseguia com sinceridade ou realismo como em qualquer ambiente competitivo.

Eu tinha muita dificuldade de desenvolver parcerias mas vocês não sabem como eu tentei, depois eu via os alunos chegando com aqueles jalecos horríveis na sala de aula atrasados, como se a prática valesse tudo e aquele momento ali da sala de aula fosse um nada.

Mas, eu continuava ali, observando a valorosa troca de realidade cruel.

Existe uma cultura muito feia no ensino superior de que você entra e sai na hora que quiser, que não precisa ser bem feito, que é só pagar e ir embora.

Os professores, alguns me entristeciam sem saber de tantos alunos que tinham que era impossível chamar de cicrano ou fulano lembro que a Jackeline me chamava de Dudu no terceiro período e no quinto de tanta gente já tava chamando de Titi.

Na minha época eram turmas enormes, imagina também como não é fácil para os professores.

Mas aí está o detalhe, não podemos nunca generalizar pois em cada lugar pode existir alguém que está pegando aquele momento ou circunstâncias como um momento importante e único.

Para alguns é a terceira graduação que a família paga e para o outro ele nem sabe como vai ficar sua situação financeira em financiamentos ou acordo burocrático.

Foi muito lindo o que vivi, meu vínculo com a ciência ficou fortíssimo, fiquei mais ateu e realista com certa dosagem do que eu poderia imaginar.

Conheci pensadores e estudiosos que parecem ter entrado nas minhas veias.

Não foi um nada, valeu demais até as decepções pois tudo me ensinou e desde o primeiro dia que pisei ali eu sabia que ia ser muito mas muito difícil pois as coisas pra mim nunca foram fáceis.

Até porque como falei no texto passado meu valor é tão mínimo pra realidade pessoal dos outros que o sofrimento de significativo que guardo não vale é nada.

Hoje acordei melhor do que nos dias passados, fiquei sabendo que lá na loja fui escolhido como funcionário do mês e sinceramente não sei se realmente é justo, acho que as vezes isso atrapalha.

Ainda mais eu que erro tanto, sempre falo pra eles que não sei de nada e que o perigo é quem diz saber de tudo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário